top of page

6 passos para realizar o autoexame

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa morte entre as mulheres, perdendo apenas para o de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que se essa tendência continuar, a incidência da doença no continente americano pode crescer 46% até 2030.


Para reduzir essa estatística, o movimento Outubro Rosa foi criado com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce da doença, já que essa é a forma mais efetiva de combatê-la. “Realizar a mamografia e as visitas periódicas ao seu médico são fundamentais, já que estão diretamente relacionadas ao estágio da doença e ao aumento das chances de cura”, afirma a médica oncologista Bruna Pegoretti, diretora do departamento de Medical Intelligence da Evidências – Kantar Health.


Desse modo, a Caufarma Drogarias traz 6 passos para você realizar o autoexame em suas mamas e constatar alguma alteração aparente:


1. De pé, em frente ao espelho, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas;


2. Ainda em frente ao espelho, levante os braços e observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.


3. Agora deite-se e apalpe a mama esquerda com a mão direita. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.


4. Repita o passo anterior, agora com a outra mama.


5. No banho, com a pele ensaboada, levante o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.


6. Notando qualquer irregularidade, consulte um médico.


É importante salientar que o autoexame não pode ser substituído pela mamografia, sendo apenas um modo de identificar alguma irregularidade já perceptível. Para realizar a detecção precoce da doença, é indispensável o exame de mamografia.


Curiosidade


O Outubro Rosa surgiu pela primeira vez na Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) nos anos 1990 e desde então, ganha âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença.

bottom of page